Grandes emissoras no mundo dos games
Por: Bárbara Pinto
Muitos de nós vivemos o suficiente para observar as mudanças no entretenimento brasileiro, em vinte anos tivemos muita coisa, criações de faixa etária e o regulamento delas, além da diminuição de sexualização, principalmente em “horário nobre” das emissoras de TV aberta.
Depois tivemos a criação e popularização do YouTube, redes sociais e sites de streaming. E com isso, foi criada uma guerra não tão silenciosa, entre a TV, principalmente aberta, e a internet. O que foi uma longa tentativa de proibições e boicote, que acabaram não vingando, com a Internet cada vez mais acessível.
Porém, ultimamente, temos cada vez mais canais se envolvendo com Internet, até mesmo com e-sports e conteúdos sobre games, desde campeonatos ao vivo, até o canal do SBT Games, que seria o melhor exemplo atual, com direito a estande na BGS. Temos ainda canais como o “Coisa Nossa”, que faz sua propaganda de forma mais “orgânica” criando conteúdos divertidos de serem assistidos, sem focar só na divulgação do produto.
O “SBT Games” com, pasmem, conteúdo de games, e até game show de games, dá visibilidade a criadores de conteúdo do meio, cedendo até os próprios artistas para o canal, deixando de lado toda aquela “formalidade” e regras de um canal de TV, com edições mais dinâmicas, como uma emissora que entendeu que não precisa ser somente de uma única mídia, e que essas diferentes mídias têm diferentes formatos de conteúdo.
Já no mundo do e-sport, temos ESPN e SPORTV como principais pioneiros de transmissão, levando seu público que não conhece, a descobrir esse universo, e levando os “gamers” a conhecer o canal.
Aos poucos, podemos ver a coexistência saudável desses dois extremos não tão extremos assim, claro que não é algo fácil, empresas acostumadas com um conteúdo de horas, diminuindo isso para minutos, ou até segundos, o novo formato de vídeos vertical e rápido é possível de ser alcançado por essas emissoras, mas isso é algo que demanda tempo e aprendizado.
Neste sentido, não podemos esquecer da Globo e sua plataforma de streaming cada vez maior, passando inclusive as novelas em lançamento, o que fez com que muito mais pessoas acompanhassem a sua última novela das nove, servindo como mais uma prova de como essas atualizações tem tudo para dar certo.