Beleza Verdadeira: um dorama bom, até ficar repetitivo

Beleza Verdadeira é uma espécie de A Feia Mais Bela versão dorama. A história tem uma roupagem mais adolescente, personagens interessantes, núcleos que funcionam bem sem a protagonista, além de conflitos familiares e muitos momentos engraçados, então, como eu poderia não me apaixonar?
Seguimos a história de Jugyeong, que após sofrer bullying por conta de sua aparência, muda de escola e vê uma oportunidade de ser diferente se maquiando completamente a ponto de se tornar “irreconhecível”, algo bem Clark Kent das ideias, então tem que voar junto com a série.
O interessante é que a obra aborda como a maquiagem pode ser empoderadora, mas também salienta as complexidades de esconder uma parte importante de quem se é, ou melhor, de fazer da aparência a sua única motivação.
Um ponto positivo é que o dorama mostra que ambos os interesses amorosos da protagonista pouco se importam com a aparência dela e, muitas vezes, acabam nem entendendo os seus problemas de autoestima. Até perceberem o quanto o mundo pode ser cruel com as mulheres.
Essa pressão feminina recaí também sobre outras personagens, mas de forma completamente diferente. É bom porque mostra de uma forma leve o quanto é “comum” para uma mulher se sentir pressionada a cumprir com certas expectativas. É bom? Nenhum pouco, mas é real.
Agora um grande problema: assim como em muitas comédias românticas atuais, fica nítido com quem Jugyeong vai ficar desde o começo, o que me faz pensar que as pessoas hoje não sabem trabalhar tão bem com triângulos amorosos e desperdiçam grande potencial de conflitos.
Outra questão que me pega é o fato de termos 16 episódios que lá no final mais parecem encheção de linguiça. É como se a série não conseguisse mais subir depois de um tempo, então o final fica menos interessante e mais como uma obrigação para concluir o ciclo da série.
Se eu gostei? Eu amei, ainda mais porque a protagonista é uma pessoa querida, sua família hilariante, os interesses românticos meio exagerados, mas muito eficazes. Super recomendo que assistam, mas vão aos poucos para não ficar cansativo.
Beleza Verdadeira está disponível na Netflix.