ASIATIC FREAKS

O amor pode ser traduzido? E os traumas também

Fui sem grandes expectativas para O amor pode ser traduzido?, mas acho que mesmo se eu tivesse alguma noção do que aconteceria neste dorama, seria fortemente surpreendida. Então, deixo aqui meu aviso de spoilers, porque por mais que eu não me aprofunde nas reviravoltas, acho importante preservar algumas surpresas dessa história.

Na nova produção de sucesso da Netflix, somos apresentados a Cha Moo-hee, uma protagonista extremamente bem construída que lida com traumas do passado, a crença de que não merece ser feliz, um crush absurdo e, no começo, não correspondido, além de uma ascensão meteórica na carreira de atriz por conta de uma personagem que agora dita os rumos da sua vida.

A obra começa como uma comédia, mas aos poucos vai se transformando em um drama denso que merecia ao menos mais um episódio com foco em Cha Moo-hee. Acho interessante como, apesar do romance estar no centro da narrativa e ser extremamente fofo, a história decide dar mais destaque e trabalhar de uma forma muito responsável a ansiedade absurda da personagem principal, que muitas vezes já parte para interpretações equivocadas e tem muitas atitudes autossabotadoras.

Em outros casos, talvez esse comportamentos fossem motivo para torná-la chata, mas como somos apresentados a cabeça da protagonista de uma forma bem inusitada, conseguimos não só compreendê-la, como também nos preocuparmos com sua saúde mental.

Um outro aspecto que eu amei em O amor pode ser traduzido?, é que vamos para além da Coreia do Sul e do Japão, por conta de um outro elemento que surge na história do casal principal, somos levados a conhecer belíssimas paisagens do Canadá e da Itália. Sério, tenho certeza que algum elemento deste dorama vai te pegar, ele meio que entrega tudo para todos.

Para finalizar, preciso citar ainda o conceito que se liga a todos os personagens: o fato de que cada pessoa fala sua própria língua e, que para se relacionar com alguém, não basta apenas se comunicar no mesmo idioma… A questão é entender as intenções por trás da fala, compreender as nuances, estabelecer uma conexão verdadeira e nisso, O amor pode ser traduzido? é expert.

A série está disponível na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *