A Vizinha Perfeita: o que acontece quando ninguém intervém em uma situação de ódio

Assistir A Vizinha Perfeita mexeu intensamente com os meus sentimentos, eu fiquei com raiva, me senti injustiçada e até chorei… Porque como pode um comportamento deste permanecer impune por tanto tempo? Como pode, nos Estados Unidos, racismo não ser um crime? Como pode ser tão gritante a diferença de abordagens policiais entre pessoas pretas e brancas?
Esse documentário é um retrato cru e revoltante sobre a forma como sempre existem dois pesos e duas medidas para tudo. Inclusive, o que torna esse retrato mais impactante é a utilização de filmagens das câmeras de policiais e da própria delegacia, assim como do celular da assassina, deixando evidente como a polícia acreditou por muito tempo em uma narrativa vitimista e doentia pautada pelo puro ódio. O maior problema? É que um preconceito pode e, nesse caso levou, a um outro crime de ódio, escalonando as coisas de um jeito que não se pode mais voltar atrás.
Eu sinceramente acho que seria difícil fazer uma análise mais profunda sobre essa história sem falar os pormenores dela, por isso, minha recomendação final é para que assistam esse documentário, que antes de tudo, é um pedido por justiça, por mais consciência e menos ódio.
A Vizinha Perfeita está disponível na Netflix.