FREAKS INDICA

Especial: Quatro Amigas e Um Jeans Viajante

Primeiro filme da duologia foi lançado em 2005

Quatro meninas de corpos e histórias completamente diferentes são amigas durante uma vida toda, mas durante a adolescência, época de descobertas e enfrentamento de grandes conflitos, o que as une é um jeans que magicamente serve em todas elas. Essa é a premissa da duologia de Quatro Amigas e Um Jeans Viajante, que adapta os livros de Ann Brashares e nos dá belos vislumbres da Grécia.

No primeiro filme, lançado em 2005, Tibby, Lena, Bridget e Carmen tem 16 anos e estão prestes a se separar pela primeira vez. Em uma ida às compras, elas encontram uma calça jeans que cabe perfeitamente em todas e iniciam uma irmandade em torno dela, definindo que cada uma das amigas poderá vesti-la durante uma semana durante as férias.

Divididas em suas respectivas jornadas, acompanhamos cada uma das meninas aprendendo um pouco mais sobre si mesmas, sendo que ao meu ver, todas as histórias tem pontos extremamente interessantes, como Bridget e a falta da mãe, que sofria com uma grave depressão; o sentimento de não pertencimento de Carmen, que vê seu pai a trocando por uma família branca; a abertura de Tibby para que pessoas maravilhosas possam entrar em sua vida; e o romance de Lena.

Repararam como eu falei de algo pequeno, clichê, porém extremamente bem feito em relação à Lena? A trama dela é a de mais destaque no filme, parte porque se passa na maravilhosa Grécia, mas também, porque no ano de lançamento do longa, Alexis Bledel já estava arrasando e extremamente famosa no papel de Rory no seriado Gilmore Girls (em sua quinta temporada), algo que muda um pouco no segundo filme.

Depois que as quatro amigas terminam o colégio, já não estão mais sempre juntas como antes, só que ainda precisam umas das outras para superar seus problemas. Lena sofre com os desencontros amorosos, Tibby tem medo de se entregar à felicidade, Bridget vai atrás de sua avó materna e Carmen enfrenta mais mudanças em sua vida.

Segundo filme ocorre três anos depois do primeiro

Com seu lançamento em 2008, em Quatro Amigas e Um Jeans Viajante 2, os rostinhos das atrizes já eram mais conhecidos, principalmente os de Blake Lively e America Ferrera, que estavam em ascensão com protagonismo nas maravilhosas Gossip Girl e Betty- A Feia. As duas são os grandes destaques da sequência, principalmente em termos de drama, entregando ótimos momentos que nos geram empatia e um pouquinho de raiva.

Gosto de como ambos os filmes falam sobre pautas importantes de uma forma bem responsável, dentre elas, depressão, diferentes corpos, câncer na infância e a importância de compreender o passado, para então, agir no presente. Os longas são leves, trabalham assuntos relevantes, tem uma ótima fotografia, divertem e marcaram os anos 2000 com roupas absurdamente cafonas, tudo isso, sem muita rivalidade feminina e valorizando o poder da amizade.

Quatro Amigas e Um Jeans Viajante 1 e 2 estão disponíveis na Prime Video.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *