Maratona Oscar 2023: Gato de Botas 2- O Último Pedido
Pensando em completar minha lista de assistidos do Oscar 2023, desta vez, na categoria de Melhor Animação, assisti Gato de Botas 2- O Último Pedido. Diferente de 80% dos casos, desde que vi o trailer, pude reparar na evolução ocorrida entre o primeiro e o segundo longa, uma impressão que agora, se consolidou.
No filme, o Gato descobre que por conta de seu gosto pelo perigo e desrespeito à segurança pessoal, queimou oito de suas nove vidas- e sim, em outras culturas aparentemente não são apenas sete. Desta forma, passa sua última existência com medo, evitando correr perigo para não se encontrar com a tão temida e apavorante morte.
Em sua jornada, encontra-se com Kitty e Perrito, aliados que partem em uma jornada épica pela Floresta Negra para encontrar a mítica Estrela dos Desejos, capaz de proporcionar qualquer que seja o pedido de quem a encontrar primeiro. Junto a outros personagens de contos de fadas, o Gato de Botas parte para uma corrida maluca cheia de trapaça, lutas impecáveis e muitas referências sobre cultura pop.
Ao dar destaque para personagens que se tornam extremamente queridos, o filme ganha muito com essa repaginada na história da Cachinhos Dourados e, também, ao nos apresentar Perrito, um elo emocional que possibilita que o Gato de Botas tenha mais vulnerabilidade e seja mais compreendido.
Outro ponto bem positivo aqui, desta vez mais técnico, é a mistura nos estilos de animação e toda a criatividade de movimento dos personagens, que possuem golpes, olhares e formas de se postar muito específicas. Gosto de toda a coragem de arriscar, além da liberdade e criatividade que parece ter sido usada na produção deste filme, tornando ele, realmente especial.
Gato de Botas 2- O Último Pedido ainda está em cartaz em alguns cinemas do Brasil, se puder, assista.