FREAKS REVIEW

Segredos de um Escândalo mais incomoda do que deixa curioso 

A maldada está nos pequenos detalhes

Existem experiências que são desconfortáveis… Eu por exemplo senti isso com força em Oldboy, tanto que nem ousei escrever sobre o filme. Mas em alguns casos, como em Segredos de um Escândalo, o incômodo é uma parte necessária da narrativa, representa algo injustificável e criminoso que acontece nela, então como essa obra poderia ser diferente? 

Inspirado em uma história real, Segredos de um Escândalo conta a história de Gracie e seu marido Joe, que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem a faculdade, o que causa um turbilhão de novas questões na vida de Joe.

Vivendo uma falsa normalidade em uma comunidade que finge ignorar todas as problemáticas deste relacionamento, tudo neste filme é desconfortável, desde a trilha sonora intensa, passando pelo foco nas lagartas, até o comportamento dos personagens, que para proteger Gracie, parecem achar bela a “história de amor” entre uma criança e uma mulher maior de idade.

Falando na “protagonista” desta história, um ótimo elemento incrementado na narrativa- completamente fictício- foi a presença da atriz Elizabeth Berry, que vem estudar Gracie para um papel no cinema. Através da observação da personagem, percebemos o quão manipuladora e doentia ela é não só com Joe, mas também com seus filhos e vizinhos.

É assustador notar o quão fundo Elizabeth vai para compreender Gracie, fazendo com que logo as duas se tornem muito parecidas… Ou será que elas já são? O fato é que isso passa dos limites do que é aceitável. E enquanto essa dinâmica se desenrola, Joe percebe que perdeu sua juventude e que na verdade nunca esteve no controle dessa situação, sempre foi uma vítima.

Recomendo muito que assistam Segredos de um Escândalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *