FREAKS NEWS

O discurso de Brendan Fraser no Oscar 2023

HOLLYWOOD, CALIFORNIA – MARCH 12: Brendan Fraser, winner of the Best Actor in a Leading Role award for “The Whale,” poses in the press room during the 95th Annual Academy Awards on March 12, 2023 in Hollywood, California. (Photo by Mike Coppola/Getty Images)

Por: Bárbara Pinto

Eu realmente não consigo evitar dizer algo sobre o discurso do Brendan Fraser no Oscar. O filme que ele protagonizou ganhou duas das três indicações que recebeu, com a incrível maquiagem da equipe de Adrien Morot e a incrível performance de Fraser. Mas como eu disse antes, estou aqui para falar do discurso de agradecimento de Brendan, e como sua trajetória é digna de orgulho.

Seu estigma como ator de ação fez com que ele perdesse papéis após desenvolver problemas de saúde, o que junto com um divórcio e um trauma por ter sido assediado sexualmente ocasionou em uma espiral negativa em sua saúde psicológica. Mesmo com o movimento Me Too dando vozes a vítimas de assédio, isso não torna simples lidar com esses monstros, ainda mais sendo um galã de Hollywood, sempre ouvindo perguntas como “Por que você não denunciou ou resistiu?” ou até “Foi um beliscão amigável, somos homens, qual é?”

Uma média de 5,3% dos homens sofrem assédio sexual no mundo, e menos de 2% deles denunciam isso, e Brendan foi um deles, mas claro, isso não aconteceu da noite para o dia, depois de 30 anos de carreira e 15 totalmente fora das telonas, nem sempre por sua própria escolha, afinal o homem que o assédiou é um dos cabeças do Globo de Ouro, inclusive ao receber indicação ao prêmio, Brendan se negou a aparecer na cerimônia, mesmo depois de tantos anos.

E ganhar esse Oscar de melhor ator com seu filme de retorno, um drama ao invés de ação, é mais que uma vitória sobre outros atores incríveis. Em seu discurso ele citou seus 30 anos de carreira, e como um acontecimento que ele não gostou contribuiu para uma depressão e um longo afastamento. Sem citar nomes, nem dar detalhes, essa pequena vitória sobre essas coisas enormes não foi esquecida, ao contrário, foi devidamente comemorada.

E espero que isso dê coragem aos homens do mundo que passaram por isso, que eles percebam que isso não é culpa deles, e que eles não são fracos ou menos viris por isso, seja por não conseguir evitar ou pedir ajuda. Homens choram, sofrem, e tem sentimentos, a masculinidade tóxica ensinou a eles que sentir é errado, é coisa de mulher, isso só contribui pro aumento de suicídios entre homens, eles precisam entender que sentir e ser ajudado são coisas humanas, e que encarar isso de frente é necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *