FREAKS REVIEW

Especial: Legalmente Loira 1 e 2 – clássicos atemporais 

Estou revisitando filmes clássicos dos anos 90 e 2000, alguns são bem datados, mas ainda bons, outros se mostram intragáveis e, tem ainda, aqueles que conseguem passar uma mensagem importante até hoje, como é o caso de Legalmente Loira e Legalmente Loira 2.

Estrelados pela sempre impecável Reese Witherspoon, ambos os filmes fizeram muito sucesso na época e continuam surpreendentemente bons até hoje. Acredito que muito se dá ao fato de que a rivalidade feminina aqui pode até começar direcionada para um homem, mas depois, muda e vai se transformando em admiração, deixando explícito como essa é uma estrutura forçada pela sociedade. Afinal, os homens podem todos triunfar, mas no caso das mulheres, só uma.

No primeiro longa, vemos Elle Woods namorando Warner Huntington III, com quem planeja se casar. O grande problema é que Warner considera Elle muito fútil e, para estudar Direito na Universidade de Harvard, termina o relacionamento com ela. Só que Elle não se dá por vencida e decide estudar a fim de também passar para a mesma faculdade, provando sua inteligência e determinação.

Como qualquer mulher, seja patricinha ou não, Elle é posta à prova a todo momento, sendo menosprezada por não se importar apenas com o lado prático de sua profissão. Subvertendo seu estereótipo, todos os comportamentos que lhe são julgados fazem diferença na advogada que ela se torna: Elle é empática, gentil, dedicada, detalhista e sabe muito bem como defender uma amiga, então, como poderia não defender bem um cliente no qual acredita?

E colocando isso ainda mais em evidência, temos o segundo filme de Legalmente Loira, que amplifica seu caráter e talento, principalmente quando tem que ir em defesa de seu cãozinho, o querido Bruiser. Para isso, Elle vai até Washington, D.C. expor suas ideias sobre os direitos dos animais, tendo como desafio, fazer o legislativo ouvi-la.

Ambos os filmes falam sobre temas extremamente relevantes, mas de uma forma leve. Elle é subestimada não apenas por ser “padrão”, mas por ser mulher e enfrenta ainda mais questões quando vai se tornando uma figura de destaque. Não se trata apenas de quem ela é, mas também, do que defende: a honestidade, um bom tratamento para humanos e animais, além da união entre as mulheres.

Legalmente Loira e Legalmente Loira 2 estão disponíveis na Prime Video.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *