Maratona Oscar 2023: Os Fabelmans
Encerro minha maratona do Oscar 2023- que acabou algum tempo depois da premiação- falando de Os Fabelmans, filme do Spilberg que mostra a essência, importância e a genialidade deste diretor nas coisas mais simples.
Celebrando o cinema e, mais que isso, o poder dos filmes, aqui acompanhamos uma história vagamente baseada na própria infância do diretor, focada em quando ele era um jovem aspirante a cineasta que enfrentava o divórcio de seus pais e uma mudança significava de morada.
Partindo deste olhar, conhecemos o jovem Sammy Fabelman que se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Com um grande incentivo por parte da mãe e munido da curiosidade despertada pelo pai, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa.
As produções já começam grandiosas, não em técnica, mas em criatividade e fazem com que Sammy fique cada vez mais ávido pela arte, fazendo com que sua família e amigos participem de seus filmes, na maior parte do tempo, apoiando o trabalho do garoto.
Visualmente lindo, lúdico, poético e apaixonante, fiquei triste por Os Fabelmans não ter levado nada no Oscar. No entanto, acho importante ressaltar que a presença do longa nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original e Melhor Design de Produção é justa e muito merecida.
Se tiver oportunidade, confira o filme.