FREAKS REVIEW

Nimona é atual, doce e serve de exemplo para a Disney

A animação é baseada na graphic novel homônima de N. D. Stevenson

Li Nimona há alguns anos e apesar do apreço que tenho pela HQ, não me lembrava muito dela. No fim, isso foi bom porque vi minha irmã indignada com algumas mudanças, parte delas eu sei e concordo, de outras não me recordava e acho melhor assim.

A animação baseada na graphic novel homônima de N. D. Stevenson acompanha Ballister Boldheart, um cavaleiro enquadrado por um crime que não cometeu. Para provar sua inocência, a única esperança do homem é aceitar a ajuda de Nimona, uma jovem transmorfa – que também pode ser o monstro que Boldheart um dia jurou matar.

Confesso que no começo fiquei com dificuldade de me adaptar com a linguagem da obra, pois Nimona é ágil, energética e se transforma em diversos animais rapidamente, fazendo com que Ballister e eu tivéssemos certo esforço para acompanhá-la, mas não tem jeito, em um momento ela ganha nossos corações e daí pra frente somos família.

Mostrando que é possível misturar comédia, ação e drama sem conter o selo da Pixar, o longa trabalha muito bem a dificuldade de pertencimento existente em Nimona, ela é uma criatura com milhares de anos que nunca encontrou pessoas que a acolhessem por quem é, por seus dons e seu amável jeitinho. Essa história é passível de identificação para todos, mas ganha uma camada a mais quando falamos da comunidade LGBTQIAPN+, que não é aceita pela sociedade em geral, mas pode sofrer ainda mais com a repressão dentro de casa, tendo que procurar no mundo aqueles que podem realmente chamar de família.

Antes que eu me esqueça, preciso comentar sobre relacionamento entre Ballister e Ambrosius, que não fica nas entrelinhas, é muito bem explorado aqui! É péssimo termos que nos orgulhar pelo mínimo, mas não podemos deixar de destacar pequenas vitórias como essa. 

Para além disso, acho válido dizer que o final dessa história é lindo, se tornando impossível não ficar um pouquinho emocionado, afinal, Nimona é uma história que pode até se disfarçar com sua casca grossa, mas trabalha com sensibilidade em todas as suas 1h40 de duração. Vale muito a pena conferir!

O filme, que foi cancelado pela Disney, está disponível na Netflix. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *