FREAKS REVIEW

The Handmaid’s Tale: o final é fraco, mas teria como ser diferente?

O final do nono episódio foi potente, não há negar!

Eu acompanhei os altos e baixos de The Handmaid’s Tale, fiquei empolgada com as vinganças de June, desesperada com todo o sofrimento passado por Janine e realmente chateada com algumas decisões criativas (o rolo com Nick e as voltas eternas para Gilead são ótimos exemplo disso…). Passei por tudo isso para chegar a este final e confesso que achei ele fraco, mas ao mesmo tempo, entendo que não teria como ser diferente dadas as circunstâncias.

Como The Handmaid’s Tale poderia ter um final satisfatório se a história de Gilead continua em Os Testamentos? Simplesmente não dava para termos tantas cenas de guerra, o reencontro com Hannah e as aias todas em liberdade. Acredito que a escolha de fazer uma série nova foi negativa, ainda mais do ponto de vista criativo, no entanto, entendo como isso faz sentido economicamente. 

Estou aqui toda compreensiva, né!? Mas a verdade é que sinto que a série enrolou tanto em várias temporadas, que faltou tempo para desenvolver o final. É sério que tudo o que tivemos de revolta das aias foi uma ceninha ao som de Look What You Made Me Do? De verdade, extremamente anticlimático e eu diria que vergonhoso também. Janine também teve que sofrer sem propósito até o final? Qual foi o real desfecho dela? E Moira? Rita? Emily? Tudo o que teremos delas foram cenas pequenas com June?

Faltou um pouco mais de carinho com as personagens principais e seus fechamentos.

Falando sobre conclusões, a cena final da série faz todo o sentido em paralelo com o livro, mas terminar a adaptação falando que June é Offred me deixou com um gosto amargo na boca, ela é tão mais que isso! Retornar para o seu começo em Gilead é sim uma forma de se lembrar do elas viveram e do que nunca mais voltará a acontecer, mas me traz também um sinal de desesperança, porque nas atuais circunstâncias sabemos que o mal nunca vai embora.

Se você me perguntasse hoje se eu recomendo The Handmaid’s Tale, eu diria que agora não, somente depois de eu ver Os Testamentos e ter certeza que o final dessa história, que eu espero ser uma minissérie, é bom!

The Handmaid’s Tale está disponível na Paramount+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *