Baú da Freaks: Agatha Harkness
Olá Freaks, em nosso segundo arquivo vamos conhecer mais sobre uma das bruxas mais poderosas do universo Marvel, e não, não estamos falando de Feiticeira Escarlate, mas sim de sua mentora: Agatha Harkness.
História
Agatha fez sua primeira aparição em um dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, no ano de 1970, edição #94, na qual era babá de Franklin Richards, filho de Susan e Reed Richards (Senhor Fantástico e Mulher Invisível).
Com o tempo, a mulher se tornou governanta da família e foi descoberta como bruxa ao revelar seus poderes para salvar o Senhor Fantástico da Zona Negativa. A bruxa participou de muitas aventuras com o Quarteto Fantástico, ajudando, inclusive, Franklin a entender seus poderes e também a destruir Ultron.
Fazendo breves aparições nos quadrinhos, fomos descobrindo aos poucos sobre o seu passado, como o fato de a personagem ter mais de 500 anos, ser a bruxa mais poderosa de Nova Salem, que fica na Inglaterra, ter um gato extremamente poderoso chamado Ebony, e um filho, o maléfico (e bem ingrato) Nicholas Scratch.
Nicholas, como qualquer filho bem legal, disse para as bruxas de Nova Salem que sua mãe estava traindo elas ao se relacionar com o Quarteto, e o resultado disso foi o sequestro de Agatha e de Franklin, sendo que a primeira seria levada a julgamento. No entanto, o Quarteto Fantástico foi atrás de ambos e conseguiu resgatá-los, fazendo Agatha se livrar das acusações e renegar seu filho, banindo o bruxo para outra dimensão.
Apesar deter banido o filho, em outras edições Agatha não teve descanso, seus netos, os Sete de Salem, a capturaram novamente e a queimaram em uma fogueira, julgando a mulher por todos os seus anos como uma bruxa sem “lados”. Esse seria o fim da personagem, mas apenas se não estivéssemos em um universo de super-heróis clássicos!
Quando Wanda (Feiticeira Escarlate) ficou grávida, Agatha ressurgiu dos mortos e nem mesmo chegou a dar explicações, foi direto ao ponto e contou que Wanda carregava em si fragmentos da alma de Mephisto, o famigerado mochila de criança da Marvel.
Durante este período, Agatha foi mentora de Wanda, ensinando ela a dominar seus grandes poderes e apagando a memória da moça sobre seus filhos. A segunda morte de Agatha veio justamente aí, quando Wanda descobriu sobre essa traição.
Depois de um tempo, Agatha voltou a aparecer para Wanda em supostas “visões” e foi ressuscitada após a mãe biológica da Feiticeira Escarlate, Natalya Maximoff, se sacrificar em uma luta contra a personificação do Caos.
Após essas aventuras, Agatha decide que é hora de descansar.
Aparições em outras mídias
A bruxa apareceu em um episódio do desenho dos Vingadores chamado “The Avengers: United They Stand”, de 1999, no qual ajuda a Feiticeira Escarlate. E ainda em “X-Men Evolution”, 2000, ajudando Mística a treinar Wanda.