FREAKS REVIEW

Baú da Freaks: Os Novos Mutantes: Atrasos, polêmicas e, enfim, o filme

Fala Freaks! Não, esse não é um delírio coletivo, Os Novos Mutantes saiu e eis aqui uma crítica bem honesta sobre o filme.

Pôster do filme Os Novos Mutantes
Pôster do filme Os Novos Mutantes

Com sua primeira data de estreia marcada para 13 de abril de 2018, o último filme dos mutantes da Fox foi adiado para fevereiro de 2019, em seguida para agosto de 2019 e estava programado para 2 de abril de 2020, até o coronavírus chegar, o que o fez ele ser lançado apenas em 28 de agosto de 2020.

Cheio de atrasos e problemas na produção, por conta da compra da Fox pela Disney, rumores de refilmagem e até mesmo sobre um possível cancelamento do filme, já era de se esperar que o longa não tivesse o seu melhor desempenho, e de fato muitos problemas vieram com seu lançamento.

Primeiro surgiu a polêmica sobre o racismo do diretor Josh Boone, que em entrevista ao site Gizmodo, falou sobre a escalação do brasileiro Henry Zaga para interpretar o personagem Roberto da Costa (Mancha Solar) que nos quadrinhos é um adolescente preto. Sobre o assunto, o diretor foi no mínimo insensível e sim, muito racista.

Diretor Josh Boone faz declaração racista sobre personagem de Os Novos Mutantes

Confira a tradução livre da fala:

“Eu não me importei com o racismo que ouvi falar sobre o Brasil, sobre uma pele branca contra uma pele preta. Para mim, o que eu queria era representar o Brasil de uma forma positiva e queria encontrar alguém que se parecesse com um cara que nasceu em berço de ouro, que tivesse um pai muito rico e [Henry] exemplifica todas essas coisas”, falou durante a entrevista.

Além disso, após estrear nos cinemas, o co-criador da obra, Bob McLeod, foi até seu Facebook mostrar insatisfação com um erro de digitação em seu nome nos créditos do filme. “Então, basicamente Josh Boone apagou tudo com o qual eu contribui com o jeito que os personagens se pareciam. E agora, finalmente, o filme saiu, e aparentemente eles creditaram alguém chamado Bob Macleod como co-criador. Nem podiam se dar ao trabalho de verificar a ortografia do meu nome nos últimos três anos”.

Veja a publicação original e sua tradução automática:

untitled image
untitled image

O Filme

Sim, eu assisti ao filme, mesmo com a avaliação de 32% da crítica e de 53% do público no Rotten Tomatoes, e devo dizer que realmente não é um filme bom, mas não o é pior que já vi na vida e assistir a ele com baixas expectativas certamente ajudou muito.

Em breve resumo, o filme conta a história de cinco jovens mutantes que descobrem o alcance de seus poderes e lidam com traumas do passado. Isso, enquanto são mantidos presos contra a vontade em uma instituição controlada pela Doutora Cecilia Reyes.

Sem dar muitos spoilers, achei interessante os toques de enfoque que o filme dá nas câmeras, mostrando que os adolescentes estão sempre sendo observados, dando uma boa atmosfera ao longa. Fora isso, gostei também das partes nas quais os mutantes estão juntos e se divertem como verdadeiros adolescentes, nesses momentos, o filme fica muito mais interessante e prende a atenção do espectador.

Outro ponto positivo são as atuações, os atores são todos muito bons e dão o seu melhor com o roteiro que tem, que aí, infelizmente já não é dos melhores. A construção da narrativa é meio infantil, sendo que alguns personagens como a Illyana Rasputina, mais conhecida como Magik, são construídos superficialmente e acabam sendo irritantes, quando a intenção não era essa. Até mesmo o romance entre Dani (Miragem) e Rahne (Lupina) é mal desenvolvido e parece jogado no filme.

Com efeitos visuais medianos e uma trilha sonora boa, mas que prometia muito mais, o filme tinha muito potencial e chegou bem longe de ser assustador ou de atingir seu objetivo. Falta mais terror, mais desenvolvimento de personagens e personalidade.

Tem algumas partes de Novos Mutantes que são legais, mas, e digo isso porque li no Rotten e me identifiquei muito com a sensação, o filme poderia ser reduzido para uma hora e seria um piloto interessante de série (uma que eu acompanharia mesmo).

Por fim, se algo bom saiu do filme é que me deu vontade de ler os quadrinhos, que dizem ser milhões de vezes melhor. Então, minha dica é: Não vá apenas pela opinião dos outros, assista o filme! Ele pode ser bem melhor do que as pessoas estão te dizendo, mas para aproveitar a experiência, é preciso que você mantenha suas expectativas baixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *