FREAKS REVIEW

Papai é Pop mostra a paternidade de forma honesta

Sempre existe a ideia de que a mãe pode resolver tudo sozinha, de que ela sabe mais e deve fazer mais

Papai é Pop é o tipo de filme perfeito para se ver em família, principalmente se você tem uma boa conexão com seus pais e irmãos. Protagonizado pelos incríveis Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, a obra sabe ser leve, mas nunca deixa de ser honesta, trazendo uma perspectiva crítica sobre a chegada de uma criança a um lar heteronormativo.

Adaptando um livro de mesmo nome, em Papai é Pop, Tom vê sua vida mudar completamente ao se tornar pai. Aos poucos, junto com a esposa Elisa, ele vai aprendendo o significado da paternidade e se vê tomado por um amor completamente diferente depois do nascimento de sua filha.

Por meio de situações cotidianas, como a reunião de pais (que só tem mães), momentos no parquinho e até mesmo uma observação sobre como não há fraldário em banheiro masculino, podemos observar como a relação de pai e filha vai sendo construída aos poucos, não é instantânea, precisa de esforço e da percepção de que a criança agora é parte primordial do mundo de quem a criou.

Outro aspecto louvável do longa é como deixa claro a sobrecarga que a figura materna sofre desde o momento em que descobre que está grávida/se torna mãe de uma criança. O tempo passa, as relações evoluem, mas sempre existe a ideia de que a mãe pode resolver tudo sozinha, de que ela sabe mais e deve fazer mais.

Vale lembrar que o abandono parental é uma realidade muito comum- principalmente no Brasil- já que de acordo com dados do Portal da Transparência de Registro Civil do país, mais de 100 mil registros realizados nos primeiros sete meses de 2022, são caracterizados pela ausência do nome do pai, e o filme também retrata bem essa realidade.

Para finalizar, acho válido dizer que não esperava que o filme passasse tão rápido e que nele, veríamos tantas fases de Tom como uma figura paterna, passando por vários estágios, alguns extremos, para no final… Bom, eu não vou falar sobre o final, mas ele me tocou muito, tenho certeza que vai te emocionar! 

Confiram o Papai é Pop, o filme está disponível na Prime Video.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *